viernes, 31 de octubre de 2014

Reeducação Alimentar

Reeducação alimentar é um termo muito comentado como o "sucesso" para emagrecer e ter uma vida saudável, livre de doenças e do temido efeito sanfona. Simplesmente trocando alimentos, com uma preparação mais saudável.

Mas você sabe no que consiste esse processo?

Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, e isso nem sempre incluía alimentos saudáveis.

Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol, sobrepeso ou obesidade mórbida, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.

Daí entra a reeducação alimentar, que consiste na mudança de alguns hábitos. Realmente é uma aprendizagem, uma reeducação.
Em geral, podemos comer de tudo (quase tudo rs), mas em quantidades adequadas, temos que levar em conta a quantidade de energia que gastamos ao longo do dia, e principalmente aprender a preparar nossa alimentação de uma forma mais saudável. Mesmo que isso implique "perder" um tempo a mais na cozinha, com certeza esse tempo nos será "acrescentado" em nossas vidas.
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que se gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light.

Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
 
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de um profissional, procurar uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Cada caso é um mundo! Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.

Por isso a avaliação de um profissional sempre é indicada!
Precisamos radicar o mito que para emagrecer temos que abrir
 mão de coisas gostosas e saborosas. Dá pra ter uma dieta saudável e saborosa SIM! Claro, que não existe nenhum milagre, o segredo a gente vai aprendendo e vivendo cada dia, dia a dia.

Vou linkar alguns sites/blogs de pessoas que são grandes exemplos nessa luta contra a obesidade, e generosamente compartilham com a gente sua receita de sucesso, como por exemplo a querida Pete Camargo.
Usarei esse blog como arquivo pessoal para ter "a mão" sempre receitas gostosas, dicas e otras cositas más que possam ajudar nesse longo processo de aprendizagem... e atendendo à pedidos compartilho com vocês!

Fiquem à vontade!

E vamo que vamo!!!





1 comentario:

  1. Muito bom o texto, parabéns pelo blog!
    Toda Moderna
    http://www.todamoderna.com/

    ResponderEliminar